4 de agosto de 2016

Alterar URL de instalação do Magento

Por sidnei

magento-logo

Em algum momento você precisará alterar a URL de instalação do seu Magento, seja por uma troca de domínio ou até mesmo mudança para um diretório.

O processo não chega ser complexo, é até fácil,  basta seguir à risca os procedimentos informados neste post.

Por padrão o Magento possui duas configurações de URL: umaunsecure e outrasecure”. Ambas são definidas no momento da instalação e podem ser modificadas no próprio painel administrador. O problema é que, quando mudamos o diretório no qual o Magento foi instalado, modificando assim a URL, nada funciona como deve. Isso porque os caminhos para todas as imagens, arquivos css, javascript, etc. ficarão setados de forma errada.

Corrigir esse problema é bem simples basta optar por uma das duas maneiras para se resolver rapidamente. A primeira maneira, que é considerada como mais simples, é acessar o banco de dados da sua aplicação e modificar direto as URLs nos campos web/unsecure/base_url e web/secure/base_url, que ficam na tabela core_config_data. Depois disso, basta apagar todo o conteúdo da pasta /var/cache e… pronto! Seu Magento funcionará perfeitamente na nova URL.

A segunda maneira; essa não é necessário mexer no banco de dados. Simplesmente modifique o nome do arquivo /app/etc/local.xml. Ao fazer isso, abra o Magento no browser e veja que ele já irá rodar o instalador. Não se desespere! Continue a instalação como se fosse um Magento novo, modificando apenas os dados da base_url. E quando a instalação terminar, o Magento funcionará perfeitamente, já com todas as modificações efetuadas no antigo endereço