Home / Tutoriais / cPanel / Ativando DKIM e SPF para seu domínio através do cPanel

Ativando DKIM e SPF para seu domínio através do cPanel

Devido ao alto tráfego de spam na internet são criados constantemente ferramentas e meios para inibir essa prática. Uma das mais utilizadas atualmente trata-se da autenticação de envio através do uso DKIM e SPF.

Mas o que é isso?

SPF significa Sender Policy Framework. Trata-se de um método que permite ao detentor de um domínio especificar qual servidor (ou quais servidores) de email têm permissão para o envio de mensagens e a subsequente verificação pelo servidor de email que a recebe. Em outras palavras ele identifica para o provedor de email que quem está enviando aquela mensagem é mesmo você. Essa configuração previne que outras pessoas enviem emails no seu nome e isso ajuda a aumentar a taxa de entrega das suas campanhas de email maketing.

DKIM significa Domain Keys Identified Mail. Refere-se a um sistema de autenticação criptografada do remetente que aumenta a integridade do email ao ser entregue em seu destino. É como se fosse uma chave pública presente no email e no DNS do servidor de origem do e-mail que mostra ao destinatário que aquele domínio é verdadeiro. Desta forma, ao configurar o DKIM os e-mails enviados vão com a chave de identificação do remetente e isso consequentemente aumenta a entrega do envio de e-mail marketing.

A configuração do DKIM impede que ocorram falsificações nos domínios, através de um método bastante sofisticado que garante a integridade do conteúdo do e-mail, durante o envio do mesmo.

OK, mas como se configura isso no cPanel?

Atualmente o processo é bem simples e automático. Para configurá-los você precisa acessar o painel cPanel da conta de hospedagem e localizar na seção E-mail a opção Autenticação de E-mail. Em seguida clique nela para ser direcionado à página de configuração.

spf_1

Na tela seguinte poderá observar os botões para ativar o DKIM e  SPF, clique e aguarde confirmação da ativação para cada uma das opções.

spf_2

Realizando de forma correta poderá observar a informação que as opções foram ativadas de forma correta.

spf_3

Estando tudo certo, role a página mais abaixo e clique em Atualizar na opção Salve as Alterações.

Dica: Em alguns casos como migração entre servidores o cPanel não atualiza as entradas e o domínio fica com a mesma configuração que estava utilizando no servidor antigo, neste caso é ideal que refaça o procedimento, para isso clique nos botões desativar e após confirmado a reativação faça o procedimento de ativação, dessa forma o sistema exclui as entradas antigas e adiciona as novas.

About sidnei

Check Also

Email falso utilizando seu nome

Cuidado, golpistas estão enviando emails falsos com seu nome!

Golpistas estão utilizando uma técnica semelhante ao golpe do whatsapp, enviando emails falsos com os seus dados. Fique atento a segurança do seu email.