Home / Tutoriais / cPanel / Ativando DKIM e SPF para seu domínio através do cPanel

Ativando DKIM e SPF para seu domínio através do cPanel

Devido ao alto tráfego de spam na internet são criados constantemente ferramentas e meios para inibir essa prática. Uma das mais utilizadas atualmente trata-se da autenticação de envio através do uso DKIM e SPF.

Mas o que é isso?

SPF significa Sender Policy Framework. Trata-se de um método que permite ao detentor de um domínio especificar qual servidor (ou quais servidores) de email têm permissão para o envio de mensagens e a subsequente verificação pelo servidor de email que a recebe. Em outras palavras ele identifica para o provedor de email que quem está enviando aquela mensagem é mesmo você. Essa configuração previne que outras pessoas enviem emails no seu nome e isso ajuda a aumentar a taxa de entrega das suas campanhas de email maketing.

DKIM significa Domain Keys Identified Mail. Refere-se a um sistema de autenticação criptografada do remetente que aumenta a integridade do email ao ser entregue em seu destino. É como se fosse uma chave pública presente no email e no DNS do servidor de origem do e-mail que mostra ao destinatário que aquele domínio é verdadeiro. Desta forma, ao configurar o DKIM os e-mails enviados vão com a chave de identificação do remetente e isso consequentemente aumenta a entrega do envio de e-mail marketing.

A configuração do DKIM impede que ocorram falsificações nos domínios, através de um método bastante sofisticado que garante a integridade do conteúdo do e-mail, durante o envio do mesmo.

OK, mas como se configura isso no cPanel?

Atualmente o processo é bem simples e automático. Para configurá-los você precisa acessar o painel cPanel da conta de hospedagem e localizar na seção E-mail a opção Autenticação de E-mail. Em seguida clique nela para ser direcionado à página de configuração.

spf_1

Na tela seguinte poderá observar os botões para ativar o DKIM e  SPF, clique e aguarde confirmação da ativação para cada uma das opções.

spf_2

Realizando de forma correta poderá observar a informação que as opções foram ativadas de forma correta.

spf_3

Estando tudo certo, role a página mais abaixo e clique em Atualizar na opção Salve as Alterações.

Dica: Em alguns casos como migração entre servidores o cPanel não atualiza as entradas e o domínio fica com a mesma configuração que estava utilizando no servidor antigo, neste caso é ideal que refaça o procedimento, para isso clique nos botões desativar e após confirmado a reativação faça o procedimento de ativação, dessa forma o sistema exclui as entradas antigas e adiciona as novas.

About admin

Check Also

Formulário de contato com PHPMailer e SMTP

Olá, neste post mostraremos como é fácil fazer (ou utilizar) um script PHP para o …