Home / Dicas / Como transferir e-mails de um outro provedor/painel para um servidor cPanel

Como transferir e-mails de um outro provedor/painel para um servidor cPanel

445px-Horde-logo_svg-300x100

Por padrão o cPanel possui instalado o Horde, SquirrelMail e Roundcube, onde cada um deles tem seus prós e contras. Neste post vamos falar de uma função muito importante que o Horde tem, embora destes três ele seja o mais confuso, é também o mais completo.

Infelizmente ou felizmente existem várias plataformas que não são compatíveis com uma transferência automatizada que converta as diferenças entre as tecnologias, onde um caso típico desta situação é:

Como transferir e-mails do Plesk para o cPanel?

A dica deste post servirá para vários casos, mas acho que esse exemplifica bem o que faremos. A resposta desta pergunta pode ser dada de algumas formas, entretanto no meu ponto de vista a mais eficiente é utilizar a função Trazer Mensagens do Horde.

Para utilizá-la você deve acessar o menu Opções > Opções de Mensagens > Trazer Mensagens, clique em Edita suas preferências ao acessar outras contas de e-mail e depois em Outras Contas de Correio. Na opção Tipo de servidor de correio a conectar escolha Servidores de Correio IMAP/POP3 e preencha o formulário de acordo com as configurações do antigo provedor.

Após criar a conta do antigo provedor no Horde você deve acessar a função Trazer Mensagens, selecionar a conta configurada e então clicar em Trazer Mensagens.
Dica!

Por padrão o Horde configura um limite de 4MB para importar mensagens, entretanto você pode alterar este limite editando a linha abaixo no arquivo /usr/local/cpanel/base/horde/imp/config/config.php:

$conf[‘fetchmail’][‘size_limit’] = ‘4194304’;

O limite é representado em bytes (clique aqui para usar o conversor). Recomendo alterar para 20MB para não comprometer o desempenho de seu servidor:

$conf[‘fetchmail’][‘size_limit’] = ‘20971520’;

A velocidade da importação de todos os e-mails dependerá da quantidade de e-mails, tamanho e velocidade de conexão entre os servidores, portanto em alguns casos poderá demorar bastante.

About sidnei

Check Also

Email falso utilizando seu nome

Cuidado, golpistas estão enviando emails falsos com seu nome!

Golpistas estão utilizando uma técnica semelhante ao golpe do whatsapp, enviando emails falsos com os seus dados. Fique atento a segurança do seu email.