12 de abril de 2015

Como utilizar os comandos Ping e Tracert

Por sidnei

Ping

O ping é um comando que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Pode-se fazer esse teste para saber se há algum problema com o acesso a um determinado domínio.

1) Clique em iniciar na barra do windows, depois na opção todos os programas, clique em acessórios, e depois prompt de comando.

2) Dentro do prompt de comando. Digite ping seudomínio.com.br, depois clique no botão enter, de seu teclado.

Exemplo: Desejo efetuar um teste de ping para o domínio google.com. Na tela do prompt de comando digite ping google.com

ping1

Tracert

Este comando obtém os endereços IP dos roteadores intermediários entre a origem e o destino, isto é, traça a rota entre ambos. Sua operação é baseada na manipulação do campo TTL de datagramas IP e tratamento das mensagens ICMP Time Exceeded geradas a partir desta manipulação.  Abaixo segue um exemplo no qual realizamos um teste de tracert para o domínio google.com, neste caso o comando digitado dentro do prompt foi tracert google.com, veja exmplo:

tracert2

Dica:  Para copiar o resultado do teste você deve clicar com o botão direito do mouse dentro do prompt e selecionar a opção “Selecionar Tudo”, após  a seleção clique no botão enter em seu teclado, após isso basta colar o resultado no bloco de notas.