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Criar a primeira campanha no Google Adwords


Como funciona o Adwords e como criar uma boa campanha

Assista o vídeo abaixo para entender melhor como funciona o Adwords (estrutura, termos, critérios, etc.), e quais são os pontos mais importantes para se fazer desde a configuração geral de uma campanha até a escrita de anúncios eficientes. O vídeo também contempla o passo-a-passo para ajudá-lo a criar a sua primeira campanha. (Esse passo-a-passo também está detalhado abaixo na forma de texto.)

Terminou de assistir? Hora de colocar a mão na massa.

O que fazer

Para facilitar, faça os quatro primeiros passos abaixo fora do Google Adwords:

Passo #1: Escolha uma oferta do seu site

Toda boa campanha começa com uma boa oferta para os prospects. Essa oferta pode ser um Produto ou Serviço da sua empresa, mas também pode ser um conteúdo rico que você tenha a oferecer para capturar Leads, como por exemplo eBooks, Whitepapers, Seminários, entre outros.

Vá no site da empresa e defina qual é a oferta que você quer promover na primeira campanha. Se você já tiver algum destes conteúdos citados acima, recomendamos que escolha um deles.

Para exemplificar com um caso da ResultadosDigitais, vamos escolher como oferta o eBook sobre Email Marketing.

Passo #2: Separe as palavras chave relacionadas à oferta

É hora de recuperar a planilha criada na Atividade anterior do Programa. Percorra a lista de palavras chave selecionadas e separe aquelas que têm alguma coisa a ver com a oferta do site que você escolheu.

Aproveite para conferir a coluna do Custo por Clique médio (CPC) e veja se não há nenhuma dessas palavras chave onde esse custo excede um valor razoável para o qual ainda faz sentido para a empresa comprar o anúncio. Se tiver muito acima, deixe essa palavra chave de fora.

(Obs. Mesmo que você ache que vai perder um pouco de dinheiro com uma palavra chave, nesse momento nossa recomendação é que compre-a mesmo assim, já que inicialmente o que importa é aprender o comportamento do canal. Essa mesma palavra pode ser lucrativa mais à frente com um trabalho de otimização da Campanha, Página de Conversão, ou mesmo de posicionamento orgânico – SEO).

No nosso exemplo do eBook de Email Marketing, vamos escolher as seguintes palavras chave:

fazer email marketing

como enviar email marketing

como criar email marketing

curso email marketing

relacionamento com cliente

Passo #3: Agrupe as palavras chave similares

Essa tarefa é importante para poder criar anúncios diferentes que reflitam o mais próximo possível o texto da pesquisa que o usuário (Prospect) digitou no Google. A recomendação geral é que cada grupo contenha no máximo quatro palavras chave.

Continuando com o nosso exemplo, esses seriam os grupos:

grupo 1:

fazer email marketing

como enviar email marketing

como criar email marketing

grupo 2:

curso email marketing

grupo 3:

relacionamento com cliente

Passo #4: Crie os anúncios para cada grupo

Aqui, o objetivo é criar anúncios que reflitam o máximo possível o que o usuário estava querendo quando fez a busca no Google.

Nossa recomendação é criar pelo menos dois anúncios para cada grupo. Sugerimos isso porque, na hora de otimizar a campanha futuramente, será necessário saber o porquê de uma determinada palavra chave não estar com bom desempenho. Como falamos no vídeo, esse problema pode ter diferentes causas, mas em geral é possível saber se o problema é com o anúncio quando um deles está com um desempenho bem pior que o outro para uma mesma palavra chave e página de destino.

No nosso exemplo, montamos os seguintes anúncios para o grupo 1:

Exemplo de anúncio Adwords 01 Exemplo de anúncio Adwords 02

Conteúdo extra: Como criar bons anúncios

Criamos um conteúdo extra nesta Atividade explicando em mais detalhes a estrutura do anúncio no Adwords e como fazer para criar bons anúncios. Para conferir, clique no link abaixo:

Dicas para criar bons anúncios no Google Adwords.

Passo #5: Configurando as informações de pagamento

Antes de ajustar a campanha dentro do Google Adwords, se você ainda não fez isso é hora de configurar as informações de pagamento da empresa.

Para isso, entre no Google Adwords com a conta criada na atividade passada, clique na aba Faturamento, e selecione a opção “Preferências de Faturamento”.

A partir daí o próprio Adwords é bem auto explicativo. Basta segui-lo para ativar a conta. Destacamos que caso você opte pelo boleto bancário, haverá um tempo maior para que sua conta seja ativada, diferentemente do cartão de crédito, que ativa a conta instantaneamente.

Ressaltamos também que, na tela de confirmação do endereço, há o campo “Você possui um código promocional? Clique aqui”.

Se você conseguiu o cupom promocional como indicamos na Atividade #03, é hora de utilizá-lo. Ele cobre os gastos de ativação e ainda deixa R$100,00 de créditos para investimento nas campanhas.

Passo #6: Crie e e ajuste as configurações iniciais da campanha

Agora é a hora de configurar os anúncios preparados nos passos anteriores. Para isso, clique na aba Campanha e depois no botão “Crie a sua primeira campanha”.

Logo na primeira página já serão pedidos alguns detalhes de configuração.

Começando pelo tipo de campanha, escolha a opção “apenas rede de pesquisa”. Vamos nos concentrar apenas nas pessoas que estão efetivamente procurando no Google. Os anúncios em outras redes e blogs possuem públicos e respostas um pouco diferentes e é melhor se preocupar com esse tipo de anúncio depois.

Escolha então um nome para sua campanha que reflita a sua oferta escolhida no Passo #1. Esse nome servirá apenas como rótulo de identificação caso você tenha mais campanhas no ar.

Em seguida, definem-se as características demográficas. Esse quesito vai variar de empresa para empresa, mas exceção feita ao caso das que já estejam procurando clientes no mercado internacional, a recomendação geral é escolher as opções “País: Brasil” e “Português” para o idioma.

A opção “redes” fica como está e a de aparelhos vai depender do site da sua empresa. Se seu site for adaptado para celulares, deixe como está. Já no caso de funcionalidades em flash ou por algum motivo a página não ficar bem na tela dos smartphones, é preciso clicar em “Deixe-me escolher…” e então deixar apenas o campo “Computadores e laptops” marcado.

Dando sequência, vamos optar pelo mais simples, escolhendo a opção “Lance automático para tentar maximizar os cliques para seu orçamento-alvo”. Não esqueça de marcar a opção “Limite de lance de CPC” e colocar um valor para lance máximo.

Se você quiser ter uma idéia do valor a ser pago, reabra a sua planilha de palavras chave, criada na Atividade #03. Verifique o custo médio das palavras e defina um limite um pouco maior que esse valor.

Vale a pena também colocar um limite diário, para que você não tenha uma surpresa quando a fatura do seu cartão de crédito chegar. Esse valor depende do quanto sua empresa está disposta a gastar.

É interessante colocarmos que esses limites são importantes no começo, enquanto não se sabe bem qual vai ser o resultado de cada palavra e ainda não foi feita nenhuma otimização. Posteriormente imagina-se que para cada real investido em AdWords, haja um retorno maior em vendas. Por isso, o limite tende a ser “infinito”.

Deixe todos os outros itens da forma como estão e então clique em “Salvar e continuar”.

Passo #7: Preencha os textos e as palavras chave para um grupo de anúncios

Escolha um dos grupos separados no Passo #3 e um dos anúncios feitos no Passo#4, e preencha as informações conforme os campos que o Google Adwords mostra (os outros grupos e anúncios serão adicionados depois).

Clique novamente em “Salvar e continuar”.

Agora, você deve ter caído no painel de gestão de uma campanha. Para criar novos grupos de anúncios ou novos anúncios dentro de um grupo, basta navegar nas abas e botões dentro deste painel. Se ficar com alguma dúvida, confira novamente a parte final do vídeo acima onde demonstramos os passos

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