9 de outubro de 2014

O que é um IP Dedicado

Por sidnei
ip-dedicadoQuando se hospeda um site na internet você está num servidor e todos os clientes que estão neste servidor possuem o mesmo IP. Caso algum desses clientes faça mal uso do serviço como se tornar um spammer na internet, pode ser que motores de busca punam o IP, e consequentemente todos os clientes daquele servidor, prejudicando seu site. Porém isso é muito difícil de acontecer

automaticamente por nós e pelo data center em busca de
atividade ilegal.
Quanto a segurança, caso queira montar uma loja virtual e queira instalar um certificado SSL (aquele cadeado de segurança no site) aí sim precisará de um IP dedicado.
Muitos provedores de hospedagem dizem que com um IP dedicado você está mais seguro pois quando o servidor é invadido você não é invadido. Isso é mentira para vender IP’s dedicados. Independente de ter um IP dedicado ou não sua conta continua no servidor compartilhado, porém você ganha apenas uma numeração IP exclusiva na internet. Se este servidor for hackeado sua conta também está vulnerável. Ela só não estaria se ela estivesse em um SERVIDOR DEDICADO, que são caríssimos na internet.
Outra mentira que contam por aí é que com um IP dedicado, sua página melhora nos posicionamentos dos buscadores e parecerá acima de outras páginas no mecanismo de busca. Isso também é mentira utilizada para vender mais IP’s dedicados.