31 de dezembro de 2011

O que fazer para tornar-se um revendedor de Hospedagem

Por sidnei

Tornar-se um revendedor de hospedagem pode ser uma maneira lucrativa de ganhar uma renda extra. Possuir um negócio na área de hosting permite a você configurar, gerenciar e operar a estrutura de sites, e-mails e domínios da sua empresa e de seus clientes. Há muitas opções para fazer isso que vamos analisar neste artigo. Vamos verificar alguns dos prós e contras dessa indústria e veja se isso é ideal para você!

Vejamos as opções para hospedar suas soluções

Revenda de hospedagem: Esta vertente é muitas vezes a maneira mais barata e mais fácil de começar um negócio de hosting. Usando um painel de controle, você pode gerenciar vários clientes que também terão acesso a um painel de controle para fazer mudanças e atualizações de seus serviços. Alguns clientes podem não ter conhecimento nesta área e serão totalmente dependentes de você para as configurações e mudanças. Isto permite ao revendedor cobrar um pouco mais pelo suporte. Seu plano de revenda será alocado em uma máquina compartilhada com outras empresas de hosting ou pessoas comuns, mas não se preocupe, todos os dados estarão hospedados de forma segura e serão sigilosos apenas para os seus proprietários.

Hospedagem em um VPS: O VPS (Virtual Private Server) é uma “fatia” maior do servidor principal. O servidor principal é tipicamente um servidor dedicado muito poderoso que é dividido em diferentes ambientes virtuais. Embora seja possível se tornar um revendedor em uma plataforma VPS, essas contas são normalmente usadas para fins de desenvolvimento. Isto é devido ao fato dos recursos serem um pouco limitados, quando comparado a outras formas de hospedagem. Independentemente deste fato, muitos passaram a ver a hospedagem em um plano de VPS como uma grande transição de uma revenda de hospedagem para um servidor dedicado. É bom tê-la enquanto sua empresa está crescendo e se expandindo.

Servidores Dedicados: Um servidor dedicado lhe permite usar todos os recursos de uma máquina de um servidor único. O equipamento pertence e é operado pela empresa que possui o datacenter onde o servidor está localizado, mas o uso da máquina é exclusivamente seu. Pela obtenção de um servidor dedicado gerenciado, toda a manutenção e solução de problemas da máquina são de responsabilidade do datacenter.

Servidores de Colocation: Se você possui seu próprio servidor e está familiarizado com a gestão de servidores, você pode optar por armazenar e executar sua máquina a partir de um datacenter. Isto lhe permite armazenar a sua máquina em um local seguro, com mais largura de banda, proteção contra incêndio, geradores de backup e segurança do que um edifício de escritório normal. Você também poderá configurar o hardware e software da sua máquina como quiser.

Aqui estão os passos para iniciar o seu próprio negócio de revenda

1) Se você não estiver familiarizado com o mundo de web hosting, gerenciamento de e-mails e serviços de domínio, sugerimos que você reserve um tempo para pesquisar e entender o escopo completo do que você irá lidar. Muitos webdesigners e programadores passam a lucrar ainda mais com serviços de revenda, oferecendo pacotes de hospedagem para as soluções desenvolvidas.

2) A revenda é muito parecida com qualquer outro negócio na medida em que exige um trabalho árduo, esforço e algum capital para o inicio do projeto. Como qualquer negócio, você vai precisar de:

  • Um computador confiável para a execução de seu negócio. Um laptop irá permitir-lhe trabalhar a partir de vários locais;
  • Internet de alta velocidade. Obtenha a melhor que você pode pagar;
  • A linha telefônica dedicada ao negócio. Um VOIP que é capaz de receber e-mails e chamadas em qualquer lugar é uma boa pedida;
  • Uma conta bancária com o nome da empresa;
  • Um gateway ou um intermediador dos seus pagamentos;
  • Sugerimos também uma área de trabalho privada em sua casa ou escritório.

3) Escolha um plano de hospedagem a partir das opções acima com base no seu orçamento e a quantidade de clientes que você terá.

4) Obter um bom host. Este é provavelmente o passo mais importante neste processo. Escolhendo uma empresa de hospedagem para revender é crucial. Leve em consideração o seguinte:

  • A empresa tem uma boa reputação? Certifique-se de verificar o histórico da companhia, seu porte, estrutura, etc.
  • Será que eles têm seu próprio datacenter? Uma empresa que tem o seu próprio datacenter é mais capaz de se comunicar entre departamentos, como financeiro, apoio, segurança e manutenção. Caso tenha algum problema não irá necessitar da intervenção de terceiros, evitando frustações e dores de cabeça posteriores.
  • Será que eles têm suporte 24/7/365? Observe se a empresa conta com sistema de tickets, chat ao vivo e suporte por telefone.
  • Será que o seu host suporta a plataforma que você deseja trabalhar? (Windows / Linux).
  • Será que o seu host tem as opções de software que você precisa, tais como um confiável painel de controle (como cPanel / Plesk), software de gestão financeira (como o WHMCS) e ferramentas de desenvolvimento web?
  • Será que seu anfitrião oferece planos mensais e múltiplas opções de pagamento?

5) Entenda seu software de gerenciamento de tickets, financeiro e seu painel de controle.

6) Defina preço por cliente. Isto pode ser complicado. Você está competindo com empresas que oferecem preços de R$ 5,00 e outros que podem cobrar centenas de reais. Divida o custo do servidor, os custos operacionais e outros fatores. Existem sites – principalmente as lojas virtuais – que necessitam de certificados de segurança e pagarão a mais por isso, bem como as empresas que têm uma demanda por mais espaço em disco e tráfego de dados.

7) Automatize seu site para que o cliente possa contratar online e aceite diversos meios de pagamentos. Incentive os seus usuários a deixar suas faturas em débito automático, assim você terá menos preocupações com o acompanhamento de cada pagamento. Tenha um canal de atendimento de fácil acesso para seus clientes, assim eles poderão contatá-lo sempre que um problema surgir.

8) Crie documentos empresariais. Modelos encontrados na internet podem ser úteis na criação de propostas, acordos e termos de serviço. Atente-se a cada item desses documentos e caso possa, dê a um advogado para analisá-los. Crie um e-mail informativo de boas-vindas para enviar aos novos clientes dando-lhes os códigos de acesso, links e informações. Neste mesmo e-mail é vital conter as seguintes linhas destacadas em negrito:IMPORTANTE. Este e-mail contém informações importantes e senhas que você vai precisar agora e no futuro. Você deve guardar este e-mail.

9) Tenha em mente que a publicidade da sua empresa é o coração para a sobrevivência do negócio. Há diversas maneiras de anunciar com pouco ou nenhum custo, tal como no Twitter, Facebook ou Linkedin. Se quiser investir em ads, Google e Yahoo são boas opções. Você pode também ter parceiros que em seus sites disponibilizarão o banner da sua empresa.

Assim, com todos estes passos dados, há algumas coisas que você deve levar em consideração no ramo de revenda:

Prós:

  • Revenda de hospedagem oferece a você uma maneira de ganhar uma renda. Muitos clientes, após a configuração inicial, terão dificuldades para lidar com seus serviços o que abre a possibilidade de você cobrar por um suporte personalizado. Pode ser pouco, mas somando todos seus clientes pode constituir um montante significativo para a sua empresa. Fora que seu cliente ficará feliz em ter um atendimento eficaz e assim ficará fidelizado.
  • O revendedor não terá de comprar equipamento algum, no máximo um computador pessoal. Mas lembre-se que você terá o custo com o seu servidor que muitas vezes é mensal.
  • O negócio de revenda abre portas para muitos outros serviços, como design e desenvolvimento de sites, fóruns de jogos, registro de domínios e elaboração de blogs.
  • Poderá trabalhar de pijama em sua casa, já que dificilmente encontrará os seus clientes pessoalmente.

Contras:

  • Você deve ter pleno conhecimento em hospedagem web e isso pode levar algum tempo para aqueles que não são familiarizados.
  • Problemas acontecem nas horas mais imprevistas. Um cliente pode esquecer a senha justo quando você sentar para jantar ou embarcar em um avião.
  • Web hosting é um negócio 24/7/365 e você receberá e-mails e telefonemas durante as férias e aos finais de semana. Devido à natureza sensível do negócio, você terá que responder o mais rápido possível.
  • Alguns clientes serão demasiadamente dependentes de você, o que lhe exigirá paciência para manter a solidez da sua empresa.

E então, o que está esperando?

A revenda de hospedagem lhe dará a possibilidade de conhecer muitas outras áreas como programação, web design e etc, onde estas podem despertar algum interesse em você.  A escolha é sua!

Boa sorte com seu novo empreendimento!