protocolo email pop3 e imap
19 de maio de 2022

Protocolo POP3 e IMAP do email, você conhece?

Por sidnei

O que decidir na hora de configurar seu cliente de e-mail?

Na hora de configurar seu cliente de e-mail (programa utilizado para checar e-mails no servidor – ex. Outlook) uma das decisões que se deve tomar é a escolha entre os serviços POP3 e IMAP.

Na verdade estas opções não são serviços, mas protocolos de comunicação.

Post Office Protocol, ou POP, é um protocolo utilizado para acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Suas definições estão descritas na RFC 1225. Este protocolo permite que mensagens eletrônicas contidas em um servidor de e-mail sejam transferidas para o computador local. A partir daí o usuário pode fazer a leitura das mensagens.

Internet Message Access Protocol, ou IMAP, é um outro tipo de protocolo. Suas definições estão descritas na RFC 3501. Este protocolo tem recursos superiores aos do POP3.

Por ser mais simples em recursos, para quem acessa seus e-mails a partir de um único computador e não faz uso do webmail do seu provedor, utilizar o POP3 é uma solução que satisfaz suas necessidades.

Utilizando o POP, durante as “negociações” entre o cliente e o servidor de e-mails as mensagens são baixadas para o computador local e encerra-se a comunicação, sem nada ser feito no servidor. Caso você tenha marcado a opção de “remover as mensagens lidas do servidor” (ou não marcado a opção manter as mensagens lidas) uma última ação ainda é tomada pelo protocolo, que é exatamente remover as mensagens que já foram lidas.

No caso do protocolo IMAP outras ações ocorrem. Durante as negociações iniciais, o cliente informa ao servidor quais as mensagens já foram baixadas e quais já foram lidas. Por padrão o cliente vai baixar apenas o cabeçalho das mensagens não lidas, ou seja, informações sobre o remetente, assunto e data da mensagem, bem como se possui ou não anexo. Neste momento inicial, o cliente também marca no servidor quais as mensagens já foram lidas. Na configuração padrão as mensagens só são efetivamente baixadas para o computador local após o usuário clicar sobre a mensagem que deseja ler.

O protocolo IMAP é interessante especialmente para os usuários que se conectam ao servidor de e-mails a partir de vários equipamentos diferentes (do notebook, do pc de casa, do escritório, do celular, webmail etc). Pois permite que o usuário baixe para ler apenas as mensagens que não foram lidas, e saiba, ao abrir sua caixa de entrada em qualquer dos dispositivos que utiliza para verificar os e-mails, quais as mensagens que já leu.

Por utilizar esta abordagem de baixar apenas os cabeçalhos das mensagens, dá uma força especial à economia de banda de internet (extremamente interessante para quem se conecta a partir de celulares).

Infelizmente não existe uma forma “não traumática” de migrar de um para o outro. Para isso é necessário criar novamente a sua conta no seu cliente de e-mail, desta vez escolhendo o protocolo IMAP como protocolo de entrada e e-mail.

Nosso serviço de hospedagem tem serviço de email incluso com os protocolos POP e IMAP.

Poderá acessar seus emails via outlook, thunderbird, webmail ou via APP no android e ios do iphone.

Poderá contratar esse serviço de hospedagem de sites cpanel com servidor no Brasil em nosso site:

https://lxhost.net.br/hospedagem-cpanel-brasil.php

Se tiver dúvidas sobre o serviço, poderá entrar em contato diretamente com nosso suporte, geralmente respondemos rápido:

https://central.lxhost.net.br/submitticket.php