Home / E-mails / Protocolo POP3 e IMAP do email, você conhece?

Protocolo POP3 e IMAP do email, você conhece?

O que decidir na hora de configurar seu cliente de e-mail?

Na hora de configurar seu cliente de e-mail (programa utilizado para checar e-mails no servidor – ex. Outlook) uma das decisões que se deve tomar é a escolha entre os serviços POP3 e IMAP.

Na verdade estas opções não são serviços, mas protocolos de comunicação.

Post Office Protocol, ou POP, é um protocolo utilizado para acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico. Suas definições estão descritas na RFC 1225. Este protocolo permite que mensagens eletrônicas contidas em um servidor de e-mail sejam transferidas para o computador local. A partir daí o usuário pode fazer a leitura das mensagens.

Internet Message Access Protocol, ou IMAP, é um outro tipo de protocolo. Suas definições estão descritas na RFC 3501. Este protocolo tem recursos superiores aos do POP3.

Por ser mais simples em recursos, para quem acessa seus e-mails a partir de um único computador e não faz uso do webmail do seu provedor, utilizar o POP3 é uma solução que satisfaz suas necessidades.

Utilizando o POP, durante as “negociações” entre o cliente e o servidor de e-mails as mensagens são baixadas para o computador local e encerra-se a comunicação, sem nada ser feito no servidor. Caso você tenha marcado a opção de “remover as mensagens lidas do servidor” (ou não marcado a opção manter as mensagens lidas) uma última ação ainda é tomada pelo protocolo, que é exatamente remover as mensagens que já foram lidas.

No caso do protocolo IMAP outras ações ocorrem. Durante as negociações iniciais, o cliente informa ao servidor quais as mensagens já foram baixadas e quais já foram lidas. Por padrão o cliente vai baixar apenas o cabeçalho das mensagens não lidas, ou seja, informações sobre o remetente, assunto e data da mensagem, bem como se possui ou não anexo. Neste momento inicial, o cliente também marca no servidor quais as mensagens já foram lidas. Na configuração padrão as mensagens só são efetivamente baixadas para o computador local após o usuário clicar sobre a mensagem que deseja ler.

O protocolo IMAP é interessante especialmente para os usuários que se conectam ao servidor de e-mails a partir de vários equipamentos diferentes (do notebook, do pc de casa, do escritório, do celular, webmail etc). Pois permite que o usuário baixe para ler apenas as mensagens que não foram lidas, e saiba, ao abrir sua caixa de entrada em qualquer dos dispositivos que utiliza para verificar os e-mails, quais as mensagens que já leu.

Por utilizar esta abordagem de baixar apenas os cabeçalhos das mensagens, dá uma força especial à economia de banda de internet (extremamente interessante para quem se conecta a partir de celulares).

Infelizmente não existe uma forma “não traumática” de migrar de um para o outro. Para isso é necessário criar novamente a sua conta no seu cliente de e-mail, desta vez escolhendo o protocolo IMAP como protocolo de entrada e e-mail.

Nosso serviço de hospedagem tem serviço de email incluso com os protocolos POP e IMAP.

Poderá acessar seus emails via outlook, thunderbird, webmail ou via APP no android e ios do iphone.

Poderá contratar esse serviço de hospedagem de sites cpanel com servidor no Brasil em nosso site:

https://lxhost.net.br/hospedagem-cpanel-brasil.php

Se tiver dúvidas sobre o serviço, poderá entrar em contato diretamente com nosso suporte, geralmente respondemos rápido:

https://central.lxhost.net.br/submitticket.php

About sidnei

Check Also

Email falso utilizando seu nome

Cuidado, golpistas estão enviando emails falsos com seu nome!

Golpistas estão utilizando uma técnica semelhante ao golpe do whatsapp, enviando emails falsos com os seus dados. Fique atento a segurança do seu email.