9 de dezembro de 2011

Seu site/e-commerce está preparado para a demanda do Natal?

Por sidnei

Seu site/e-commerce está preparado para a demanda do Natal?

Nas últimas semanas fechamos grandes projetos de hospedagem de sites em cloud server, e basicamente o que levou esses clientes a tomarem essa decisão foram ou problemas de downtimes por utilizarem ambiente compartilhado ou falta de escabilidade em servidores dedicados físicos hospedados nos EUA. Mas a grande pergunta é: por que esperar doer no bolso para investir no seu negócio?

Por incrível que pareça, a maioria dos e-commerces existentes na Internet não estão hospedados em uma infra-estrutura de servidores dedicados (físicos ou virtuais na nuvem), mas sim em planos de hospedagem comum em ambiente compartilhado, ideal para hospedar sites simples e não sites com nível crítico. Hospedar um site institucional ou um blog é totalmente diferente de hospedar um e-commerce, ou qualquer site que precise do máximo de uptime possível, como um portal.

Comparando com o “mundo real”, na hora de abrir uma loja física por exemplo, o empresário quer o melhor ponto, ter uma loja com espaço grande e que tenha um layout diferenciado, não é? Isso tem um custo bem maior, e ele sabe disso e concorda totalmente em investir mais para se tornar mais competitivo.

No “mundo virtual” não é diferente, não vai ser um plano de hospedagem simples de R$ 20, R$ 30 mensal que vai hospedar o seu e-commerce com qualidade. Você também precisa investir no que seria o “ponto” da loja, afinal ela é a base para o sucesso do negócio, ou, o que adianta investir em marketing, sistema de e-commerce e tudo mais se na hora que está “bombando” o site fica fora do ar?

Faça a hospedagem do seu e-commerce (ou de qualquer site crítico) em um cloud server, além de ser um ambiente totalmente dedicado e redundante, você conta ainda um grande benefício que é a escalabilidade:pode aumentar ou diminuir recursos quando desejar, em minutos.

No Natal, Dia dos Pais ou Dia das Mães por exemplo, seu e-commerce recebe 5, 6 vezes mais acessos do que normalmente? É possível aumentar os recursos de memória e processador apenas nesses períodos, você paga um adicional por isso e depois volta ao normal, pagando o que sempre pagou anteriormente.

Fazer um bom planejamento e investir no seu negócio on-line é bem melhor do que esperar perder clientes e vendas para investir depois, não é mesmo? Pense nisso na hora de escolher que tipo de plataforma vai usar para hospedar seu site!