Home / Dicas / Brasil Bloqueia Porta 25

Brasil Bloqueia Porta 25

Porta 25 bloqueada

Medida visa diminuir a alta incidência de spam no Brasil

Desde 2005 no Brasil existem discussões sobre o gerenciamento da porta do envio de e-mails na internet brasileira por parte do Comitê de Gestão da Internet junto aos provedores de banda larga, onde a principal razão para que haja esta discussão é dificultar o envio de SPAM na internet brasileira.

Neste Post não vamos discutir motivos técnicos que podem ser lidos neste link: http://antispam.br/admin/porta25/. Este Post é uma orientação da LX HOST para que você não tenha o uso de seu e-mail prejudicado.

A porta 25 está sendo bloqueada gradativamente pelos provedores de banda larga em todo o território nacional com ultimato de bloqueio total até Dezembro/2012 para todos os provedores de internet nacionais, portanto para que seu serviço de e-mail continue funcionando no seu cliente de e-mail (Outlook, Windows Live Mail, Thunderbird, etc) é necessário que você altere a porta SMTP para 587.

Se você utiliza o Outlook, Thunderbird, Live Mail ou qualquer outro gerenciador de email, fique atento para alterar suas configurações o mais rápido possível. O Comitê Gestor da Internet, após anos de negociações com provedores de internet, finalmente decidiu fechar o acesso à porta 25, muito utilizado por spammers para envio de mensagens indesejadas.

A decisão foi tomada para tentar fazer com que o Brasil caia de posição no ranking mundial de países com maior incidência de spam: atualmente, ele detém a 5ª posição na lista. Conforme os executivos do Comitê, a porta 25 era usada para comunicação de máquinas entre máquinas e não era gerenciada, sendo até hoje a mais utilizada por spammers para disparo de lixo eletrônico.

Bastante usada para conexão com servidores de email SMTP, a porta 25 será fechada completamente até dezembro deste ano e deverá ser substituída pela 587. Quem utiliza webmail não terá que fazer quaisquer alterações nas configurações.

O Comitê afirma ainda que é impossível garantir que a prática de spam será completamente erradicada com essa decisão, mas tem certeza de que deve ao menos minimizá-la, desde que as novas portas sejam mais bem gerenciadas pelos provedores de internet.

Se você é um revendedor ou cliente de VPS/Dedicado você deve orientar aos seus clientes sobre esta alteração, pois todos serão afetados.

Sabemos o quanto pode ser complexo este procedimento para clientes os cliente, mesmo que sejamos mais simplórios o possível nas informações técnicas, portanto se você possui dúvidas sobre o que se trata esta mensagem, recomendamos que buscasse apoio de um profissional de informática de sua confiança.

Abaixo segue um resumo de informações do e-mail para melhor compreensão:

Até Dezembro de 2012 os provedores de internet brasileiros irão bloquear a porta 25 que hoje é utilizada para envios de e-mails e todos os envios serão feitos através da porta 587, portanto quem utiliza cliente de e-mail como o Outlook, por exemplo, deve fazer a alteração da porta.

A LX HOST possui alguma relação com esta mudança?

Nós não temos nenhuma relação com esta decisão, uma vez que trata-se de uma medida direcionada aos provedores de internet e não aos provedores de hospedagem, entretanto apoiamos a mesma devido ao principal beneficio: dificultar o envio de SPAMs.

Como posso fazer esta mudança?

Nós criamos o tutorial abaixo, caso você prefira recomendamos que contatasse um profissional de informática para auxiliá-lo neste procedimento.

– Como alterar a porta do SMTP no Outlook

http://central.lxhost.net.br/knowledgebase/140/Alterar-porta-SMTP-do-Outlook.html

O que acontece se eu não fizer esta mudança?

Infelizmente você não será mais capaz de enviar e-mails até que a mudança seja feita. O recebimento de e-mails não será afetado.

Reiteramos a importância da leitura atenciosa do e-mail acima. Se há alguma dúvida em relação às informações enviadas anteriormente, por gentileza entre em contato com nosso suporte, estamos a sua disposição via chat e ticket , mas é importante informá-lo que nossos técnicos não poderão ajudá-lo em relação a este procedimento de alteração da porta além das informações que já existem acima.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Não esqueça que estamos sempre á sua inteira disposição.

About sidnei

Check Also

Alterar URL de instalação do Magento

Em algum momento você precisará alterar a URL de instalação do seu Magento, seja por …