29 de junho de 2012

Como migrar a instalação do WordPress para outro domínio

Por sidnei

migration_wp

Se você está interessado em mudar de domínio ou deseja fazer um backup  para instalar no seu servidor é necessário fazer a troca do endereço do blog, para que ele funcione de forma correta e corra como planejado.

Antes de tudo você deve copiar todos os arquivos e banco de dados de seu WordPress para a hospedagem em sua nova instalação. Utilize um programa de FTP como FileZilla ou compacte todos os arquivos utilizando a ferramentas compactar do seu painel cPanel e baixe para seu computador.  Após baixar os arquivos, acesse o PhpMyAdmin dessa hospedagem e exporte o banco de dados da instalação atual.

Agora acesse o cPanel da nova hospedagem onde irá instalar o site e crie um banco de dados Mysql com usuário e senha. Anote os dados, abra o arquivo wp-config.php disponível nos arquivos do site a ser migrado com algum editor php, altere as informações referentes nome do banco de dados, usuário, senha e salve em seguida.

Reenvie todos os arquivos para a nova hospedagem, acesse o PhpMyAdmin e importe o banco de dados que você havia salvo.

Além da cópia de todos os arquivos é importante atualizar alguns detalhes no banco de dados para fazer a troca de domínio.

Ainda dentro do PhpMyAdmin clique no nome do novo banco de dados para abrir a listagem de tabelas. Localize a tabela wp_options e clique em editar (na mesma linha da tabela). Abrirá a lista de informações armazenadas nesta tabela, procure  a opção ‘siteurl’  e altere o campo onde mostra o antigo domínio para a nova url.

Repita o procedimento na tabela wp_posts

Pronto! Feito isso de forma correta seu site já estará funcionando corretamente no novo domínio.