20 de outubro de 2011

Design e sistema, juntos, pela segurança do usuário

Por sidnei

Love Locks in Paris, Stuck in Customs, CC-BY,NC-ND

A gente sabe bem que segurança é tudo para o e-commerce. Ela ainda é um dos maiores obstáculos que todos os sites precisam superar com os seus novos clientes. E o estudo da Usabilia, User Experience in Bank Sector (Experiência dos Usuários nos Bancos) ajuda a entender quais são os fatores chave para o sucesso. A pesquisa foi realizada com o retorno de 400 pessoas sobre os aspectos de páginas de bancos nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Os destaques do estudo que se aplicam ao e-commerce estão abaixo.

Confiança
Ter um cadeado na área de login garante a confiança do usuário. Banners e links em destaque com questões de segurança também são muito bem-vindos. Em compensação, sites com muitos anúncios perdem muitos pontos e os usuários ficam desconfiados.

Limpeza
Quanto mais limpo e claro for o design – e menos o usuário tiver que buscar informação, melhor a experiência e maior a confiança.

Caia na real
Evite usar fotos de arquivo – os usuários as reconhecem de longe e tendem a se irritar. Também deixe em local claro e de fácil acesso os canais de atendimento ao consumidor – seja ele telefônico ou chat.

Para conhecer mais sobre a segurança em sistemas – e como planejar cada detalhe de sua implantação – recomentamos o artigo de Antonio Figueiredo, publicado na revista Administração de Sistemas e Segurança, da Unicamp. Ele cobre os principais pontos da política de segurança e administração de sites.

Via: E-Commerce News. Imagem: Stuck in Customs, CC-BY-NC-ND