6 de maio de 2016

Instalação e Configuração Plugin Seletor de PHP NixxTree (ntPHPSelector)

Por sidnei

php-session-1É muito comum hoje em dia usuários ainda utilizarem sites com programação em PHP baseada em versões antigas. Isso ocorre na maioria dos casos pela funcionalidade do sistema ainda estar satisfatória, “Sumiço do programador” e também por questões financeiras já que atualizar ou recriar um site com programação própria não fica tão barato.

Antigamente isso era uma tremenda dor de cabeça para usuários e programadores que precisavam peregrinar de empresa e empresa em busca de uma hospedagem ou servidor com a versão do PHP que necessitava. Mas isso tudo mudou quando alguns provedores começaram à disponibilizar em seus servidores plugins que permitem editar a configuração ou até mesmo trocar a  versão do PHP.

Neste post queremos apresentar um dos plugins mais utilizados atualmente, trata-se do ntPHPSelector, desenvolvido e mantido pela equipe NixxTree (https://www.nixtree.com/ntphp.php), atualmente o projeto é oferecido no formato open source, ou seja totalmente gratuito e mantido através de doações de parceiros, usuários e lógico, do tempo de seus idealizadores.
O plugin tem se mostrado muito funcional e o melhor, totalmente compatível com as últimas versões do cPanel, inclusive com a “Problemática” versão 56 que está deixando nossos técnicos com menos cabelo.

Sua instalação pode ser feita bastando rodar os comandos abaixo como root em seu servidor Dedicado, Cloud ou VPS Linux.

Para Centos 6: 
# cd /usr/local/src
# wget -N https://nixtree.com/download/free/ntphpselector_manage.sh
# sh ntphpselector_manage.sh install


Para Centos 7: 
# cd /usr/local/src
# wget -N https://nixtree.com/download/free/ntphpselector_manage.sh
# sh ntphpselector_manage.sh install

Atenção! Se você não possui servidor próprio precisará que seu provedor já tenha o plugin instalado e assim utilizar em sua hospedagem.

Para utilização é muito simples e em poucos cliques qualquer usuário poderá alterar a versão do PHP de sua conta de hospedagem. Abaixo você encontrará um pequeno tutorial de utilização.

1 – Acesse o cPanel de sua conta de hospedagem, localize o quadrante SOFTWARE e nele clique na opção ntPHPSELECTOR

seletor_php_nt_1

2 – Na tela seguinte será listado todas as pastas do diretório principal de sua hospedagem. Localize e clique na pasta public_html, esta pasta corresponde à todo conteúdo online de sua hospedagem e onde seu site está instalado.

seletor_php_nt_2

3 – Após selecionar a pasta public_html será mostrado um menu com as opções de versões do PHP, observe que sempre haverá uma versão com a descrição (deafult), isso significa que essa é a versão do PHP padrão do servidor. Para alterar a versão selecione com o mouse e depois clique em SUBMIT para que a ação seja concluída.

seletor_php_nt_3

4 – Pronto! Você alterou a versão do PHP de sua hospedagem com sucesso. Caso deseje desfazer a ação clique no botão DELETE que aparece conforme exemplo abaixo.

seletor_php_nt_4

Vale ressaltar que em todos nossos planos de Hospedagem, Revenda de Hospedagem e VPS cPanel você poderá cotar com esse plugin ou outros que possibilitam a troca da versão PHP do seu plano.

Esperamos que este post seja de grande utilidade para você.