9 de abril de 2012

Você sabe o que é o Botão Google +1 ?

Por sidnei

Recentemente o Google lançou o botão Google +1, que é um serviço que permite aos internautas votarem nos artigos que acharem interessante.  Toda vez que um internauta clica em um dos botões Google +1 espalhados pela Internet, seja no próprio buscador ou em sites, o Google grava essa informação e exibe para os internautas a quantidade de pontos que a página em questão recebeu, ajudando os internautas a encontrarem fontes de informações mais interessantes na Internet.

Ele funciona em conjunto com a rede social Google+ lançado em Julho pelo Google, que tem seu funcionamento muito parecido com o botão “Gostei” (Like) que é oferecido pelo Facebook .

Confira um vídeo de apresentação do serviço

Como instalar o Google +1 em seu site ou blog

O processo de instalação do botão é bastante simples, basta inserir duas partes de código no template de seu site/blog para ter ele funcionando.

Primeiramente adicione o código abaixo em qualquer lugar dentro da seção <head> e </head> do seu template.

<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script>

Em seguida adicione o seguinte código no local do template em que deseja que o botão seja exibido.

<g:plusone></g:plusone>

Nota
Os votos dados nos artigos estão sendo utilizados pelo Google como uma forma de organizar os resultados das buscas entre as pessoas que fazem parte da rede social Google Plus. Por exemplo, se você faz parte do Google Plus e vota em um dos meus artigos, quando um de seus amigos que fazem parte de seus círculos no Google Mais realiza uma pesquisa pelo tipo de conteúdo do artigo em questão, as chances dele aparecer em boas posições nos resultados das buscas são maiores.

Portanto, para nós blogueiros e webmasters seu uso é imprescindível.